TEXTO BASE: APOCALIPSE 2.6 e 15
INTRODUÇÃO : nikh = vitória (no sentido de dominar)
laos= ...o povo peculiar (de Israel ou Cristãos); gente, multidão;...do Século IV em diante, às vezes se refere ao leigo (conforme o grego moderno "laikos"= leigo, no sentido de povo comum)
Portanto, o nome Nikolaitwn (nicolaítas) composto destas duas palavras tem o sentido de "vitória sobre o povo" ou "os que dominam o povo".
INTRODUÇÃO : nikh = vitória (no sentido de dominar)
laos= ...o povo peculiar (de Israel ou Cristãos); gente, multidão;...do Século IV em diante, às vezes se refere ao leigo (conforme o grego moderno "laikos"= leigo, no sentido de povo comum)
Portanto, o nome Nikolaitwn (nicolaítas) composto destas duas palavras tem o sentido de "vitória sobre o povo" ou "os que dominam o povo".
i. A ORIGEM
Esta era uma heresia que se formava já no fim da era apostólica, com os falsos
mestres deturpando a Pureza da Doutrina de Cristo e seus Apóstolos. A doutrina
nicolaíta concebeu a idéia de uma casta especial e superior na Igreja, ou seja,
o chamado Clero. Indo além, formou-se a idéia de uma hierarquia eclesiástica
dentro deste mesmo clero. Há uma grande probabilidade, lógica e historicamente,
de que estes nicolaítas, dos quais muito pouco se sabe, sejam os formadores do
pensamento Católico Romano e, portanto, seus antecessores. Eles estavam, no
final do séc. I, infiltrados nas igrejas de Cristo como podemos ver no texto
base. Evidentemente, este desejo de EXERCER PODER SOBRE O POVO,
disseminou entre muitos homens de liderança nas igrejas, movidos pelo instinto
carnal de DOMÍNIO, pela soberba e pela torpe ganância de posição e riquezas.
Especialmente entre os pastores das grandes igrejas, nos grandes centros, com
congregações numerosas, tornava-se uma tentação estabelecer uma ostentação de
poder sobre o rebanho e outros pastores de rebanhos menores. Eis o porque de
estabelecer-se o "centro da igreja" e o "trono do Papa", como o maioral e chefe
máximo do Catolicismo em Roma. Sendo ela a capital e maior centro urbano de sua
época, Roma permitia a que seus pastores nutrissem uma imagem de mais poderosos
e importantes que os demais. É claro que, com o apoio de Constantino (no começo
do séc. IV) definitivamente o Bispo de Roma conquistou esta supremacia. Não fora
o Nicolaísmo, não existiria o erro de uma IGREJA UNIVERSAL, com sede em
algum lugar. Nem mesmo a primeira Igreja, formada por Jesus pessoalmente, em
Jerusalém, tinha autoridade sobre as demais. Veja em Atos 15, a postura
da Igreja de Jerusalém com relação a Antioquia, como mãe que exorta a seu filho
INDEPENDENTE num momento de necessidade, mas não considera justo lhe
impor nada. Observe-se, ainda, o próprio falar dos Apóstolos Pedro e Tiago (que
estavam em Jerusalém e não em Roma), como não exercem eles domínio sobre a
Igreja, mas servem como conselheiros junto a Ela e com o Espírito Santo
(vv.23,25 e 28)
ii. O PROBLEMA HOJE (Nicolaismo x Cristianismo):
Nicolaitas, não são portanto, como muitos pensaram, seguidores de um "tal
Nicolau", nem do papai Noel (São Nicolau), mas os partidários da idéia de uma
hierarquia dominante dentro da Igreja. Esta heresia tem influenciado o
pensamento de muitos religiosos que pensam galgar degraus na escada da Fama,
Fortuna e Força. Por isto, alguns pobres infelizes "querem ser pastores", sem a
chamada Divina; pastores buscam popularidade e posição em organizações; trocam
de igreja em busca simplesmente de uma MAIOR ou que pague mais, sem convicção da
vontade de Deus; pastores disputam posições e até brigam por isto. Mas não deve
ser assim nas Igrejas de Cristo! Em Marcos 10.42-44 podemos ver claramente o Seu
ensino de que o Grande é o que serve e não o que manda.
Erros como o de se pensar que só os Pastores podem realizar Batismo ou ministrar a Ceia, efetivamente não tem base bíblica e provém do pensamento nicolaíta de que estes são uma categoria com poderes especiais. Se uma Igreja tem Pastor local, é evidente que, sendo este seu LÍDER espiritual deverá exercer tais funções mas, caso a Igreja não o tenha, deve entender que a autoridade para estes serviços foi dada à Igreja e Ela pode escolher um irmão local que tenha boas condições espirituais e esteja assim apto a liderar a Igreja em tão solenes atos. É claro que ,se assim entender, a Igreja poderá também convidar o Pastor de uma Igreja irmã para lhe prestar estes serviços, embora não o seja absolutamente necessário. Jesus concedeu à Igreja esta autoridade e não ao pastor. Ele o faz, como servo (que é o verdadeiro significado da palavra MINISTRO) da Igreja.
Cristo estabeleceu irmãos com condições diferenciadas na Igreja sim, mas isto foi feito apenas visando o melhor desenvolvimento dos crentes e organização da Igreja e não para estabelecer uma hierarquia dominante (Efésios 4.11-12 e I Corintios 12.12-31). Assim, era necessário que houvesse Apóstolos, pastores, mestres, pregadores e evangelistas, mas isto não é uma corrente hierárquica onde um manda no outro. Cada um deles tem autoridade, mas só aquela concedida, não pelo título que ostenta, mas pela igreja, de acordo com o que o Espírito Santo lhe concede pela Palavra.
Todo Ministro de Deus deve ser respeitado por causa da sua função como líder e condutor espiritual da Igreja e como um irmão que seja um bom exemplo ao rebanho (Hebreus 13.7 e 17). Mas isto não o faz "dono da igreja" e todo pastor tem que tomar o cuidado de ser zeloso sem, no entanto, exercer domínio por força sobre o rebanho (I Pedro 5.1-4). Na Bíblia Vida Nova encontramos um bom estudo a respeito, no item 2.085 – "Características dos verdadeiros ministros" do que destacaríamos: Humildade, abnegação, gentileza, dedicação e afeto para com o rebanho. A atitude de poder sobre a Igreja é Diabólica e Maligna e, portanto, precisa ser totalmente rechaçada.
Erros como o de se pensar que só os Pastores podem realizar Batismo ou ministrar a Ceia, efetivamente não tem base bíblica e provém do pensamento nicolaíta de que estes são uma categoria com poderes especiais. Se uma Igreja tem Pastor local, é evidente que, sendo este seu LÍDER espiritual deverá exercer tais funções mas, caso a Igreja não o tenha, deve entender que a autoridade para estes serviços foi dada à Igreja e Ela pode escolher um irmão local que tenha boas condições espirituais e esteja assim apto a liderar a Igreja em tão solenes atos. É claro que ,se assim entender, a Igreja poderá também convidar o Pastor de uma Igreja irmã para lhe prestar estes serviços, embora não o seja absolutamente necessário. Jesus concedeu à Igreja esta autoridade e não ao pastor. Ele o faz, como servo (que é o verdadeiro significado da palavra MINISTRO) da Igreja.
Cristo estabeleceu irmãos com condições diferenciadas na Igreja sim, mas isto foi feito apenas visando o melhor desenvolvimento dos crentes e organização da Igreja e não para estabelecer uma hierarquia dominante (Efésios 4.11-12 e I Corintios 12.12-31). Assim, era necessário que houvesse Apóstolos, pastores, mestres, pregadores e evangelistas, mas isto não é uma corrente hierárquica onde um manda no outro. Cada um deles tem autoridade, mas só aquela concedida, não pelo título que ostenta, mas pela igreja, de acordo com o que o Espírito Santo lhe concede pela Palavra.
Todo Ministro de Deus deve ser respeitado por causa da sua função como líder e condutor espiritual da Igreja e como um irmão que seja um bom exemplo ao rebanho (Hebreus 13.7 e 17). Mas isto não o faz "dono da igreja" e todo pastor tem que tomar o cuidado de ser zeloso sem, no entanto, exercer domínio por força sobre o rebanho (I Pedro 5.1-4). Na Bíblia Vida Nova encontramos um bom estudo a respeito, no item 2.085 – "Características dos verdadeiros ministros" do que destacaríamos: Humildade, abnegação, gentileza, dedicação e afeto para com o rebanho. A atitude de poder sobre a Igreja é Diabólica e Maligna e, portanto, precisa ser totalmente rechaçada.
iii. OS CUIDADOS:
Sendo assim, nosso papel como Ministros de Deus, seja Missionário, Evangelista,
Professor (mestre), Pregador, Diácono ou Pastor, é o de SERVIR e não
permitir que a síndrome de Lúcifer se aposse de nós, fazendo com que presumamos
de nós, mais do que realmente somos. Liderança é necessária para que haja
organização, ordem, decência e, principalmente edificação, seja na Igreja ou em
encontros de várias igrejas, jovens, e mesmo de pastores e obreiros. Mas nunca
deve haver o pensamento de buscar o primado ou a superioridade entre os demais (
Lucas 22.26). Isto estraga a comunhão, prejudica o aprendizado e a edificação
dos participantes. Não sejamos como Diótrefes, um exemplo bíblico de nicolaíta
que, buscando o primado, tantos males causou (III João 9-10).
Que em tudo tenha Cristo a primazia (Colossenses 1.18) e nós tenhamos nossos irmãos em consideração como superiores a nós mesmos (Filipenses 2.3)
Que em tudo tenha Cristo a primazia (Colossenses 1.18) e nós tenhamos nossos irmãos em consideração como superiores a nós mesmos (Filipenses 2.3)
Autor: Pr Waldir Ferro
Igreja Batista livre de Sud Mennucci
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Fonte: www.PalavraPrudente.com.br