Colossenses 2.8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo a Cristo. ACF - Almeida Corrigida Fiel

domingo, 21 de julho de 2013

"EU SOU O DONO DA RAZÃO"


Casal discutindo           
                                                                            
Diz o SENHOR: "EU SOU O DONO DA RAZÃO", toda vez que você se encher de razão passa a Minha frente e vai sofrer. 
“A tua razão tem que ser o Meu Espírito sobre a tua vida.”


       

Jó 33:12

Eclesiastes 7:25



Eclesiastes 7:27



Ezequiel 14:23



Marcos 12:24



Atos 18:14



Atos 19:33




Filosofia[editar] [Fonte Wikipedia]

Os filósofos racionalistas opõem a razão à imaginação. Enquanto empregar a imaginação é representar os objetos segundo as qualidades secundárias - aquelas que são dadas aos sentidos -, empregar a razão é representar os objetos segundo as qualidades primárias - aquelas que são dadas à razão.
A etimologia do termo vem do latim rationem, que significa cálculocontamedidaregra, derivado de ratio, particípio passado de reor, ou seja, determinoestabeleço, e portanto julgoestimo.1 É a faculdade do homem de julgar2 , a faculdade de raciocinar, compreender, ponderar3 .
A palavra razão comporta vários significados:
A razão, como capacidade em desempenhar raciocínio, disposta em diferentes graduações dentro do número de espécies competentes a desenvolvê-la, encontra no ser humano o ápice de sua manifestação.
Princípio ou fundamento, a razão pela qual as coisas são como são ou ocorrem os fatos desta ou daquela maneira.
A razão não é uma instância transcendente, dada de uma vez por todas, mas um processo que se desdobra ou realiza ao longo do tempo. Dir-se-ia que, assim como o homem é a história do homem, a razão é a história da razão.
Zenão de Eléia, identificando a razão com o ser e admitindo que o princípio de identidade, formalmente entendido, é o princípio fundamental da razão, argumenta para provar que o movimento e a pluralidade, envolvendo contradição, são irracionais e, portanto, irreais, meras ilusões dos sentidos.
A razão, entendida como diálogo, não tem um conteúdo eventual, mas permanente, o conhecimento de si mesma e das essências das coisas, do universal. A razão socrática é o método que permite, pelo diálogo, proposição da tese, crítica da tese ou antítese, chegar à síntese, a essência descoberta em comum, ao termo da controvérsia.
É na filosofia de Hegel que se encontra a primeira tentativa de introduzir a razão na história.
Hegel[editar]
A razão rege o mundo, a história universal transcorre racionalmente, mas a razão que se manifesta ou revela na história é a razão divina, absoluta. É a razão que constitui a história.
A razão vital, a razão histórica, nada aceita como simples fato, mas tudo fluidifica no in fieri de que provém e ao qual se dirige, procurando ver não o fato cristalizado ou feito, mas fazendo-se ou como se faz.
Para essa oposição entre o que é da imaginação e o que é da razão ver DescartesRegras para a Orientação do Espírito.