Colossenses 2.8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo a Cristo. ACF - Almeida Corrigida Fiel

quinta-feira, 31 de março de 2011

"POR SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS"

Billy Graham Declara em Entrevista Que Crê em Salvação sem Jesus Cristo

O evangelista Billy Graham surpreende até seu entrevistador na televisão, o herético Robert Schuller, ao dizer que acredita que as pessoas que não conhecem a Jesus Cristo como Salvador também poderão ser salvas. Essa é a linha padrão da Religião de Nova Era, da Igreja Católica Romana e do Movimento Ecumênico Liberal.

Resumo da Notícia: "Graham Acredita Que as Pessoas Poderão Ser Salvas sem Conhecer a Jesus Cristo", por Robert E. Kofahl, entrevista de Billy Graham a Robert Schuller, em 31/5/1997. O segmento seguinte é a transcrição exata de um excerto no final do programa. Informado pelo The Christian News, 20/10/1997, pág. 15.
Schuller: "Em sua opinião qual será o futuro do cristianismo?"

 Graham: "Bem, o cristianismo, e sendo um verdadeiro crente, acho que existe o Corpo de Cristo. Ele vem de todos os grupos cristãos no mundo inteiro, fora dos grupos cristãos. Acho que todos que amam a Cristo, ou conheçam a Cristo, estejam eles cientes disso ou não, são membros do Corpo de Cristo...
 
Acho que o apóstolo Tiago respondeu a isso no primeiro concílio em Jerusalém, quando disse que o propósito de Deus para esta época é tomar um povo para o seu nome. E é isso que Deus está fazendo hoje, está chamando as pessoas do mundo para o seu nome, independente se elas vêm do mundo islâmico, do mundo budista, ou do mundo cristão, ou o mundo dos descrentes, são membros do Corpo de Cristo, pois foram chamadas por Deus. Elas podem nem conhecer o nome de Jesus, mas sabem em seus corações que precisam de algo que não têm, e voltam-se para a única luz que têm, e acho que estão salvas, e que estarão conosco no céu."

Schuller: "O que você está dizendo então é que é possível que Jesus Cristo venha aos corações dos homens, mesmo que eles estejam nas trevas e nunca tenham ouvido sobre a Bíblia? Essa é a interpretação correta daquilo que você está dizendo?"


Graham: "Sim, acredito nisso. Já conheci pessoas em várias partes do mundo que vivem em situações tribais, que nunca viram ou ouviram falar sobre a Bíblia, e nunca ouviram falar de Jesus, mas crêem em seus corações que há um Deus, e tentam viver uma vida separada na comunidade em que estão inseridas."

 Schuller: [Schuller tropeça nas palavras por um momento, sua face abre-se em um sorriso, então diz] "Fico emocionado em ouvir isso de você. Há uma grandeza na misericórdia de Deus!"
 Graham: "Realmente há."
 Este é o final do segmento pertinente da entrevista de 31/5/1997. Antes de passarmos para o segmento pertinente da entrevista de 8/6/1997, vamos fazer uma pausa para revisar algumas das terríveis afirmações feitas pelo reverendo Billy Graham. Vamos citar novamente algumas de suas afirmações e depois ver o que Bíblia tem a dizer.

 
Graham: "Acho que todos que amam a Cristo, ou conhecem a Cristo, estejam eles cientes disso ou não, são membros do Corpo de Cristo."
 O apóstolo Paulo oferece a refutação mais definitiva a essa falsa afirmação de Billy Graham:
 
 "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?" [Romanos 10:13-15]

Quando Paulo diz "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo", está corretamente implicando que uma pessoa não pode ser salva se não for por intermédio do nome e da pessoa de Jesus Cristo. É exatamente por esse motivo que a igreja cristã enfatizou tanto o envio de missionários às terras estrangeiras onde o evangelho não era conhecido. O apóstolo Paulo então continua a elaborar essa terrível verdade: "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?"


Quando Billy Graham afirma que as pessoas podem ser salvas mesmo que não
conheçam a Jesus Cristo como Salvador, está repetindo a mentira — a falsa doutrina da religião de Nova Era — e da Igreja Católica Romana, bem como dos "cristãos" liberais, como o próprio Dr. Robert Schuller. Essa afirmação é um grande afastamento do ensino batista tradicional, mas encaixa-se muito bem dentro da teologia ecumênica atual, que diz que existem muitos caminhos para o céu, e realmente não importa em que você creia, desde que seja "sincero".
 Jesus Cristo é o Único Caminho

Logicamente, essa doutrina apóstata é facilmente refutada por ninguém menos que o próprio Jesus Cristo. Leia atentamente estas suas palavras:


"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." [João 14:6].


Em seguida, Jesus afirmou essa verdade de outra forma:


"Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." [João 10:7-9].


Observe os vários pontos criticamente importantes que Jesus Cristo mencionou nesses versos: 1) Ele reiterou que é a porta das ovelhas. Somente ele é a porta, o caminho para a vida eterna; 2) Jesus disse enfaticamente que todos os que vieram antes dele como a porta espiritual para a vida eterna eram ladrões e salteadores! O que esses falsos líderes espirituais estão roubando? Estão roubando as preciosas almas eternas, por quem Jesus Cristo morreu!! Jesus Cristo quis que esse princípio se estendesse aos falsos líderes religiosos que viriam depois dele, pois esse é um princípio eterno: somente Jesus Cristo é a porta estreita para a vida eterna; 3) Jesus Cristo reiterou "Eu sou a porta", o que implica corretamente que todas as outras "portas" são becos sem saída que não levam à vida eterna.


Vamos abordar esse assunto de outra forma. O que a Bíblia tem a dizer sobre aqueles que difamam a preciosa expiação de Jesus Cristo? Acredite, com suas palavras, Billy Graham difamou o sacrifício de sangue de Jesus Cristo! Veja o que o Espírito Santo diz nestas passagens:


"Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo." [Hebreus 10:28-30].


Essas palavras são realmente muito sérias, pois Billy Graham pisou o Filho de Deus e teve por profano o sangue da aliança, com que foi santificado e fez agravo contra o Espírito da graça! Finalmente, observe o julgamento de Deus pronunciado contra qualquer um que comete esse pecado!!


Em seguida, voltemos a Hebreus 10:26, em que vemos por que o julgamento de Deus é tão severo contra qualquer um que se atrever a ensinar que pode haver salvação sem a aceitação do sacrifício de Jesus Cristo na cruz:


"Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários." [Hebreus 10:26-27].


Quando consideramos a verdade da afirmação que "não resta mais sacrifícios pelos pecados", somos novamente confrontados pela inescapável verdade que Jesus é o único caminho para o Pai nos céus, para a vida eterna. Quando Billy Graham ensina que as pessoas podem ser salvas sem ser por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, está encaminhando-as para o Caminho Largo, que não poderá salvá-las. Está encaminhando-as para uma religião que as condenará. ["já não resta mais sacrifício pelos pecados"].


"Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro." [2 Pedro 2:20-21].


Infelizmente, Billy Graham parece ter trocado o conhecimento do Caminho Estreito de Jesus Cristo pelo Caminho Largo dos iludidos e agora está usando a sua considerável influência para ensinar a terrível mentira do Movimento Ecumênico.


"Mas a pessoa que fizer alguma coisa temerariamente, quer seja dos naturais quer dos estrangeiros, injuria ao SENHOR; tal pessoa será extirpada do meio do seu povo. Pois desprezou a palavra do SENHOR, e anulou o seu mandamento; totalmente será extirpada aquela pessoa; a sua iniqüidade será sobre ela." [Números 15:30-31].


Essa Escritura mostra que, no Antigo Testamento, Deus ficava injuriado com qualquer pessoa que cometesse o pecado de desprezar a palavra do Senhor e anular seus mandamentos. Esse é o pecado de Billy Graham, e é criticamente sério para o futuro de sua própria alma! Muitos seguirão Billy Graham nessa crença que a pessoa pode ser salva sem aceitar o sangue que Jesus Cristo derramou na cruz e passarão a eternidade no inferno por causa disso. Mas, no tempo mais imediato, muitos aceitarão a religião da Nova Ordem Mundial, seu Falso Profeta, e até o Anticristo, por terem acreditado nessa mentira.


"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." [Atos 4:12].


Essa afirmação clara deve fazer qualquer pessoa compreender que Billy Graham está totalmente errado em sua afirmação que uma pessoa pode ser salva sem ser pelo nome e pelo sangue que Jesus Cristo derramou na cruz.


Agora, vejamos a verdadeira natureza ecumênica dessa posição defendida por Billy Graham. Lembre-se, o propósito do Movimento Ecumênico é unificar todas as religiões do mundo para que possa estabelecer a Religião do Mundo Unificado, a religião da vindoura Nova Ordem Mundial. Como a Nova Ordem Mundial é, por definição da Nova Era, o reinado do Cristo da Nova Era, que supostamente será chamado pelo nome de Maitréia, essa nova religião global será a religião do Anticristo e do Falso Profeta. Assim, os riscos são muito altos, para o mundo em geral e para sua alma especificamente. Vamos examinar novamente a próxima parte da afirmação referida de Billy Graham.


O Ensino Maçônico Enfatiza Deus, o Pai


"... o propósito de Deus para esta época é tomar um povo para o seu nome. E é isso que Deus está fazendo hoje, está tomando as pessoas do mundo para seu nome, independente se elas vêm do mundo islâmico, do mundo budista, ou do mundo cristão, ou o mundo dos descrentes, elas são membros do Corpo de Cristo, pois foram chamadas por Deus."


Você observou que essa frase desvia sutilmente o foco da afirmação de Billy Graham de Jesus Cristo para Deus? "O propósito de Deus", "ele está tomando um povo deste mundo para seu nome". Assim, a ênfase é colocada em Deus, não em Jesus Cristo.


Isso é Maçonaria padrão! Veja o que diz o prefácio da Bíblia Maçônica:


"Assim, exatamente pela honra que a Maçonaria atribui à Bíblia, ela nos ensina a reverenciar todo livro de fé em que os homens encontram ajuda para hoje e esperança para o amanhã, juntando as mãos com o homem do Islã quando ele faz o juramento sobre o Alcorão, e com o hindu que faz o juramento com Deus com base no livro que ele mais ama. Porque a Maçonaria sabe o que muitos esquecem, que as religiões são muitas, mas a Religião é uma... Portanto, a Maçonaria convida ao seu altar os homens de todas as fés, sabendo que, se eles usam diferentes nomes para "Aquele Que Não Tem Nome, de cem nomes', estão ainda orando ao único Deus e Pai de todos; sabendo que, embora leiam diferentes volumes, estão, na verdade, lendo o mesmo vasto Livro..." [A Santa Bíblia; a Grande Luz na Maçonaria; Edição Maçônica, A. J. Holman Co., Philadelphia, 1924, pág. 4; ênfase adicionada].


Na Maçonaria, coloca-se uma grande ênfase em Deus, o Pai! No entanto, raramente aparece alguma referência a Jesus Cristo. Assim, o líder "cristão" que for maçom tem um dilema em suas mãos, como encontrar seu caminho maçônico por meio de uma religião, o cristianismo, em que toda a glória é dada a Jesus Cristo na Santa Bíblia de Deus.


Esse foco em Deus é também estranhamente igual ao ensino maçônico que o Deus Criador é aquele a ser adorado, e Jesus Cristo é simplesmente um ser criado por outro deus menor, Ialdabaoath. Quando Jesus Cristo disse ser "um com Deus, o Pai", Deus, o Pai, em questão é Ialdabaoath! [Albert Pike, Morals and Dogma of the Anciente and Accepted Scottish Rite of Freemasonry (leia a resenha), Capítulo 26, ou Vigésimo Sexto Grau, "Príncipe de Misericórdia, ou Trinatariano Escocês, págs. 562-63].


A Bíblia Dá Toda a Glória a Jesus Cristo


Jesus Cristo, o único nome debaixo dos céus pelo qual importa que sejamos salvos. Jesus Cristo, a quem toda a glória, honra e poder foi dada debaixo dos céus! As frases ditas por Billy Graham, são muito engenhosas, pois dizem que a ênfase está em Deus, que está tomando um povo para seu nome. Então, ele segue essa afirmação dizendo que qualquer um que esteja buscando a Deus com sinceridade, independente da religião, está "redimindo pelo sangue de Jesus Cristo".


Assim, Billy Graham está sutilmente dizendo que a questão principal hoje é que Deus está tomando um povo para o seu nome. Observe vários aspectos importantes dessa questão:


1) A Bíblia ensina que Deus elevou Jesus Cristo a uma posição de preeminência, e que lhe deu toda a autoridade nos céus e na terra; [Isaías 53:12; Mateus 28:18; João 17:1-3].


2) Todos precisarão dobrar seus joelhos e confessar que Jesus Cristo é o Senhor [Filipenses 2:10-11]; Se alguém está tomando um povo para o seu nome, deve ser Deus por meio de Jesus Cristo. Não é Deus sozinho, atuando separadamente de Jesus Cristo. [Filipenses 2:11].


Assim, o Dr. Graham está espertamente ensinando aqui a doutrina maçônica de Deus somente. Nós o encorajamos a ler o artigo Conheça o Verdadeiro Evangelista Billy Graham — Ele Não é Quem Você Imaginava Que Conhecia em que informamos que o Dr. Graham foi incluído na relação dos "Maçons Famosos" em dois sites maçônicos. Essas afirmações dão maior credibilidade à suspeita que Billy Graham seja secretamente um maçom.


Agora, vamos examinar outras declarações de Billy Graham ao Dr. Robert Schuller, em outra entrevista na televisão, em 8 de junho de 1997:


"Schuller: "Você conheceu Fulton Sheen e Normam Vincent Peale. Quais são seus comentários sobre ambos?"


Graham: "O principal modo de comunicar é viver a vida, permitir que as pessoas vejam que você está vivendo o que proclama [comentários sobre sua amizade com o bispo e escritor católico Fulton Sheen]. Perdi um dileto amigo e, desde aquele tempo, todo o relacionamento entre eu e meu trabalho, e você e seu trabalho, e a Igreja Católica Romana, mudou. Eles abrem seus braços e nos recebem e temos o apoio deles em quase todos os lugares em que vamos. Acho que precisamos chegar ao ponto em que colocamos nossos olhos em Jesus Cristo, não na denominação, ou na igreja, ou no grupo ao qual pertencemos."


Uau! Essa afirmação é séria, pois Graham fala com orgulho de sua total aceitação pela Igreja Católica Romana. Neste ponto, recomendo-lhe a leitura do artigo A Religião Mundial Já Está Oficialmente Criada, em que menciono minha participação em um seminário promovido pela Casa da Teosofia da Nova Inglaterra, em que o diretor afirmou que já foi tomada a decisão de dar ao papa da Igreja Católica o papel de líder da Religião da Nova Ordem Mundial! Essa decisão identifica o papa como o Falso Profeta bíblico, cuja única missão será servir ao Anticristo! Assim, Billy Graham está se ufanando de ser aceito pelo futuro Falso Profeta!! É realmente uma afirmação muito séria.


Além disso, a jactância de Billy Graham sobre seu relacionamento com o papa também o coloca no ponto em que sempre tememos, de trabalhar em prol do Anticristo quando ele aparecer. Veja, o plano da Nova Ordem Mundial prevê que os líderes religiosos de todo o mundo tomem algumas medidas bem específicas imediatamente após o aparecimento do Anticristo. Eles deverão se levantar e incentivar seus seguidores a aceitarem e a seguirem ao Messias da Nova Era. Certamente, alguns líderes cristãos farão exatamente isso. O Dr.
Billy Graham será um deles? Tememos que sim, especialmente quando consideramos sua contínua inclinação para a esquerda nas últimas quatro décadas. [Veja nosso artigo Conheça o Verdadeiro Evangelista Billy Graham — Ele Não é a Pessoa Que Você Imaginava Que Conhecia. (link no final)].

Essas frases do reverendo Billy Graham são tão antibíblicas, tão anticristãs, e tão pró-maçônicas, que ficamos ainda mais preocupados. Essas afirmações contribuem para a causa da Nova Ordem Mundial, de unir todas as religiões do mundo, e só podemos perguntar por que ele está fazendo isso. Como estudou em seminário, não pode estar fazendo essas afirmações acidentalmente, ou por engano. Ele está escolhendo cuidadosamente suas palavras, e caminhando sobre uma linha fina entre a verdade e o erro, mas espertamente ficando do lado do erro.


O Caminho Largo Proposto por Robert Schuller e por Billy Graham


Vamos novamente examinar a frase do Dr. Robert Schuller:


"Fico emocionado em ouvir isso de você. Há grandeza na misericórdia de Deus!"


Graham: "Realmente há.


A misericórdia de Deus é tão vasta, observa Robert Schuller, com o que Billy Graham responde afirmativamente. A escolha de palavras também é muito interessante. Revela a verdadeira base anticristã da afirmação de Billy Graham. Ele está dizendo que defende uma largueza no caminho para o céu, para a vida eterna. A pessoa pode crer no que quiser, hinduísmo, budismo, e qualquer outra religião não-cristã, e ainda assim ir para o céu, desde que seja sincero. [Leia novamente a frase anterior de Graham.] Ele está advogando a existência de um caminho largo para o céu, em que uma pessoa pode crer em qualquer coisa, a ainda ser considerada parte do corpo de Jesus Cristo, e no caminho para o céu!


O Caminho Estreito Proposto por Jesus Cri
sto

"O Senhor Jesus Cristo menciona esse caminho largo? É lógico que sim, e adivinha? O caminho largo não leva ao céu, de acordo com Jesus Cristo! Veja:


"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela." [Mateus 7:13].


Caro amigo, por favor, observe o que Jesus Cristo está dizendo. Está advertindo que o "caminho largo" leva à destruição, ao Inferno! Nesse caminho largo, as pessoas podem acreditar no que quiserem, e supostamente, irão para o céu. No entanto, no dia do juízo, descobrirão, para seu horror, que aquele "caminho largo" leva à punição no Inferno, não para a vida eterna no céu. A resposta delas é predita por Jesus em Mateus 7:21-23, exatamente alguns poucos versos após essa advertência sobre o caminho largo. Veja o que Jesus Cristo predisse sobre o que as pessoas lhe dirão no Dia do Juízo, horrorizadas quando souberem que serão lançadas no lago de fogo:


"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." [Mateus 7:21-23].


Em Hebreus 10:28-30, aprendemos que um dos maiores pecados que uma pessoa pode cometer é pisar o Filho de Deus e ter por profano o sangue do sacrifício de Jesus Cristo. Ninguém pode ser salvo de outra maneira, de modo que se alguém rejeitar o sangue do sacrifício de Cristo, será condenado. Esse ensino que Billy Graham está defendendo faz exatamente isso, pisa no sangue do sacrifício de Jesus Cristo; e o substitui com o caminho largo.

 Agora, veja como o Senhor Jesus descreve o caminho verdadeiro:

"E porque é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." [Mateus 7:14].


No caminho estreito, Jesus Cristo e seu sangue derramado em sacrifício é o único modo de alguém entrar no céu. Ele é o único Salvador, o único Messias, e o único caminho para Deus, o Pai. Esse é um caminho espiritual muito difícil de seguir, pois a pessoa só pode crer em certas coisas, e precisa obedecer aos ensinos de Jesus Cristo. As pessoas não podem crer em qualquer coisa e ainda assim chegar ao céu. Esse caminho estreito é tão difícil que, em qualquer geração, poucos o encontram, e menos ainda permanecem nele.


Essa terrível apostasia, que Billy Graham defendeu, é um dos sinais do fim dos tempos. Jesus disse que, quando virmos os sinais do fim dos tempos ocorrendo juntos, devemos saber que sua vinda está "próxima, às portas". Como o sinal mais importante foi o retorno de Israel à sua terra [o que aconteceu em 1948], sabemos com certeza que o retorno do Senhor é iminente. Esse tipo de apostasia é simplesmente mais uma indicação que o fim dos tempos está muito próximo, um evento que será precedido pelo aparecimento no Anticristo na cena mundial.


Leia também:
Conheça o Verdadeiro Rev. Billy Graham — Ele Não é a Pessoa Que Você Imaginava Que Conhecia!
fonte: A Espada do Espírito

sábado, 26 de março de 2011

Mensagem de reflexão: O AMIGO
















 
















 
oavisodeDeus.blogspot.com2  Diversos alertas para edificação. NAVEGUE.

Somente a Escritura - Defesa da Bíblia ACF e King James Bible, a única versão que o SENHOR não permitiu que fosse corrompida, tais como: BLH; BÍBLIA VIDA NOVA; ALFALIT; ARA - ALMEIDA REVISTA ATUALIZADA; ARC - ALMEIDA REVISTA CORRIGIDA; BATALHA ESPIRITUAL E VITÓRIA FINANCEIRA (NVI)... E muitas outras moderninha$. Confiram algumas destas barbaridades neste blog e toque a trombeta, pois a maioria das igrejas já se encontra cancerosas. Não é novidade, a profecia bíblica se cumprindo ao pé da Palavra.

www.Biblias.com.br on-line. NAVEGUE.

arrebatamento1.blogspot.com Muitos estão despercebidos e a hora se aproxima velozmente. Os dias são maus e vão de mal a pior. Mais do que nunca é hora de parar de brincar de crente.

 
Romanos 12
1
ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
 
 

quinta-feira, 17 de março de 2011

DEUS CUIDARÁ DE TI.



Mateus 18
1
NAQUELA mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?
2
E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,
3
E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
4
Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
5
E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.
6
Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
Arrependimento, regeneração, conversão... Ou seja, "Voltar-se ao contrário", dar uma volta completa. Trata-se de abandonar os maus caminhos e voltar-se para Cristo e, atráves d'Ele, para Deus. Por conseguinte, envolve uma troca de senhores; do senhorio de Satanás (Efésios 2.2 ACF) para o senhorio de Cristo e da Sua Palavra (Atos 26.18 ACF).
Regeneração - É a nova criação e transformação da pessoa (Romanos 12.2; Efésios 4.23,24 ACF), efetuadas por Deus e o Espírito Santo (João 3.6; Tito 3.5 ACF), caso contrário torna-se legalismo, que está marcante na vida da maioria dos crentes, principalmente o sofisma aceito pelos mesmos.



Conversão - Transformar-se em; mudar de direção; virar, voltar.

Lamentações de Jeremias 5:21

Humilde - dic.: 1 que tem ou manifesta a virtude de conhecer suas próprias limitações. Ex.: O verdadeiro sábio é humilde.
2 que manifesta sentimento de fraqueza, de modéstia (ausência de vaidade em relação ao próprio valor, às próprias realizações, êxitos etc.; despretensão; desprezo ao luxo, à ostentação; conformidade com os padrões morais e éticos da sociedade; pudor, decência).
3 respeitoso, acatador, submisso Ex.: Suas atitudes ante o patrão, são sempre humildes.

Tiago 1
21
Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
22
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
23
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
24
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
25
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
26
Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
27
A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
 
Mateus 13:43
 
oavisodeDeus.blogspot.com 2 Alertas para edificação espiritual. NAVEGUE.

www.Biblias.com.br Aqui vc encontrará a ACF - Almeida Corrigida Fiel ou a King James Bible, as únicas Bíblias preservada pelo SENHOR. Ex.: Filipenses 4.13 Posso todas as coisas EM CRISTO que me fortalece. E não ...NAQUELE que me fortalece.

solascriptura-ACF.blogspot.com Defesa e preservação da Palavra do Santo de Israel. PESQUISE e veja a atuação do espírito enganador atuante na igreja cancerosa.

arrebatamento1.blogspot.com Apocalipse 6.17 Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?

sexta-feira, 11 de março de 2011

SKATE PRODUÇÃO do FUNDO DO INFERNO. E o FUTEBOL?

Tive uma cachorra doberman muito mansa, andava na rua com ela solta, se algum outro cachorro avançasse nela, a "chocolate" não revidava, saia de mansinho. Nunca avançava em nada, ou quase nada. Quando ela ouvia um barulho de skate, ficava feroz, não com o skatista e sim com  a prancha, então partia para dentro  do skate e óbvio que o que vinha sobre o  board, ao ver um doberman em sua direção, esquecia o skate e corria para cima de um carro, ou o que estivesse mais próximo de seu alcance, enquanto isso "chocolate" não parava de rosnar e morder com muita vontade o skate, pois era incompreensível essa fúria de uma doberman muito mansa, com a prancha desse esporte radical.

Um dia o SENHOR revela-me o porquê de tanta fúria: "Esse esporte vem lá do inferno, por isso que ela tanto odeia o skate". Foi o SENHOR quem me deu Chocolate com aproximadamente três anos, mendigava numa comunidade, magra, cheia de feridas e maus tratos. Soube que uma mulher por não gostar dela, certa vez jogou uma panela de água fervendo sobre a cachorra quando dormia junto ao seu muro e de outra ocasião que os meninos do tráfico não gostavam dela e então colocaram chumbinho em pedaços de frango e deram para  o animal. A mesma cheirava e não comia mesmo morta de fome e como ela gostava de triturar uma galinha crua ou assada, frita, cozida, como viesse, ela lambia os beiços. Ficou comigo cinco anos morrendo nova ainda de hepatite, deixou saudades, pois fazia parte da família.

 

Esta matéria  "A proibição do Skate nas ruas de São Paulo"  que vem a seguir (após o futebol),  lembrou-me da "chocolate" e deixo para apreciação espiritual ou secular. 

FUTEBOL

Aos que pensam que Deus não abomina o futebol, que contém ídolos, brigas, xingamentos, mortes, tragédias, adorações, paixões... E muitos colocam o futebol em primeiríssimo lugar. Onde o Santo de Israel se encaixa nessas aberrações? Sem falar jogadores que se esfregam e se agarram a cada gol ou ao término de cada vitória. Homem que é homem não se joga em cima um dos outros a se esfregar com calorosos e estranhos aconchegos. Alguns desses ídolos freqüentam a noite e além de serem casados preferem à companhia de travestis. E muitos que se dizem crentes, sim são da igreja do deus que o mundo fez e não do Deus que fez o mundo. Não precisa dizer que a diferença é da água para o vinho. Ver todo capítulo de Romanos 1.

Romanos 1

25
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
26
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
27
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
28
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

 

Qual é a criança que desde pequenina já adora seu time, seu jogador predileto e que não pensa em outra coisa, a não ser jogar no amanhã? Quase a totalidade delas, até mulher já domina esse esporte e times de futebol para garotas, como boxe para mulheres, muitas sonham em ser modelo, atriz e o inverso agora: Quantas delas são criadas no temor e tremor do evangelho? Quantas delas quando crescer deseja ser pastor, servo (a); missionário (a) do Santo de Israel? “E Deus diz que só tem compromisso com quem tem compromisso com Ele”.  A TV e seus programas sem qualidade afastam a população de situações estimulantes e conseguem assim deixá-la adormecida. Efésios 5.14.Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

Na boca do mundo e de muitos que brincam de crentes o nome de Deus é pronunciado a torto e a direito em vão.


1 João 2:15

 

Lucas 14:35
Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

 

A Proibição do Skate nas ruas de São Paulo: De Jânio Quadros a Adolfo Quintas (RACHEL BELO)

E-mail Imprimir
Font Size Larger Font Smaller Font
Índice do Artigo
A Proibição do Skate nas ruas de São Paulo: De Jânio Quadros a Adolfo Quintas (RACHEL BELO)






Rachel Vieira Belo de AZEVEDO[1]
Faculdade Armando Alvares Penteado, São Paulo, SP
RESUMO 
O skate tem uma história das proibições, desde 1988, quando o então prefeito Jânio Quadros proibiu a prática do skate no Parque Ibirapuera, o principal parque usados pelos skatistas na época. O estudo traz um pouco da história do surgimento e evolução do esporte na sua raiz – Estados Unidos – e no Brasil e como, mesmo perante diversos obstáculos, o mesmo conseguiu se desenvolver, criando diversos campeões mundiais e atingindo o segundo lugar entre os esporte mais praticados no país.

PALAVRAS-CHAVE: skate; proibição; contra-cultura; São Paulo; Jânio Quadros; Z-boys; surfe


Califórnia – Estados Unidos da América
É impossível falar da evolução do skate de um passatempo considerado de arruaceiros – cabível de proibições – para um esporte profissional, que faz circular milhões de dólares e cresce a cada momento, sem entender o nascimento do skate.
Não há registros de quando oficialmente o skate nasceu na Califórnia, ainda no início dos nos anos 60. O “surfinho” como era chamado naquela época era, na verdade, um arranjo de pranchas velhas e rodas de patins usados pelos surfistas – esporte que estava em alta nas cidades californianas – em dias sem ondas.
É interessante notar que em muito pouco tempo, porém, o skate já agregava seu próprio grupo e em 1965 já se fabricavam os primeiros boards industriais e esqueletos dos primeiros campeonatos começam a aparecer.
Se tudo no skate acontecia de forma rápida, o mesmo se deu com a ‘primeira morte’ do esporte. Após apenas quatro edições a principal publicação sobre o assunto no exterior, chamada The Quarterly Skateboarder, cessou a publicação, que só voltou em 1975 [de forma bimestral] na época que o esporte ressurgia, graças principalmente ao Z Boys, sobre os quais se escreverá mais para frente.
É relevante, porém, notar que já no primeiro editorial da revista o editor John Severson escreveu:

“Os skatistas de hoje são os fundadores desse esporte – eles são pioneiros -, os primeiros. Não há uma história do Skate – isso está sendo feito agora, por vocês. O esporte está sendo moldado e devemos acreditar que fazendo o certo agora iremos plantar um futuro brilhante para esse esporte. Já há tempestades no nosso horizonte, com inimigos do esporte falando sobre proibições e restrições.[2]

Não muito tempo depois, as nuvens negras descritas por Severson alcançaram os skatistas. A proibição chegou a diversos estados americanos e ao final de ano de 1965 – paradoxalmente o mesmo ano em que se começou a fabricação dos skates industriais – a prática do skate nos EUA era quase nula e a The Quartely Skateboarder fechava, para abrir novamente apenas no final de 1975, sendo publicada bimestralmente.
Entre 1965 e 1975, porém, muita coisa aconteceu e o skate que ressurgiu nos anos 70 era totalmente diferente do “surfinho” dos anos 60. Com o racionamento de água que atingia os Estados Unidos, quando muitos moradores do estado da Califórnia esvaziavam suas piscinas, não demorou muito para um grupo de garotos descobrir que aquelas construções ovais eram o espaço perfeito para os dias sem onda.


Z-Boys
No meado dos anos 70 o skate vivia, então, a sua pior fase, com proibições e a decadência no número de praticantes, além do fechamento das pistas e das poucas revistas especializadas.
Foi quando, então, um grupo de garotos humildes começou a invadir as piscinas – nem sempre – abandonadas por famílias ricas, revolucionando o formato do esporte.
Jay Adams, Tony Alva, Bob Biniak, Chris Cahill, Paul Constantineau, Shogo Kubo, Jim muir, Peggy Oki [a única mulher do grupo], Stacy Peralta, Nathan Pratt, Wentzle Ruml IV e Allen Sarlo foram rapidamente adotados pelo dona da loja Zephyr, conhecido como Skip.[3]
Ao mesmo tempo em que os Z [Zephyr] Boys nasciam, o engenheiro químico Frank Nashworthy criou o uretano, material mais resistente, usado na fabricação das rodinhas de skate. Rapidamente, a Zephyr Competition Team invadia as poucas competições que ainda aconteciam em alguns bairros dos Estados Unidos.
Dominadas por “garotos ricos”, as competições seguiam os parâmetros do downhill [skate praticado em ladeiras, como já citado aqui] dominava a cena do skate. A invasão dos Z Boys mudaria isso, criando o skate como conhecemos hoje.

“[...] foi exatamente do surf que veio a inovação do Zephir Team, como os slides de 180º com a mão no chão executados por Jay Adams numa seção de freestyle de um torneio nacional de skate, que causou silêncio e risadas de incompreensão em seus concorrentes, que faziam mais manobras verticais e circenses, como plantar bananeira e andar com uma perna só.”

Foi durante essa época que os meninos loiros dos subúrbios californianos levaram para as ladeiras manobras que eles aprendiam nas piscinas abandonadas; eram o Wall Ride [manobras em paredes] e o Pool Ride [modalidade feita nas tais piscinas]. Mais do que isso, com essa mistura nasciam ali os aéreos [ainda populares tanto no skate como no surfe] e os primeiros passos do skate vertical [praticado nos half pipes em forma de U].
Se Stacy Peralta e companhia mudavam as modalidades e manobras em cima da prancha com quatro rodinhas, aqueles garotos “rebeldes” mudaram, também, a chamada subcultura do skate.
Apesar de só terem surgido quase dez anos do nascimento do “surfinho”, os Z Boys ainda são vistos como pais do skate moderno e, sem dúvida, os maiores influenciadores do esporte que conhecemos hoje, já que foram os primeiros a formar uma equipe profissional para viajar atrás de campeonatos que vivia, inclusive financeiramente, disso.
A história dos Z Boys se confunde com a história do skate moderno, nascendo e se desenvolvendo juntamente com o nascimento de marcas especializadas e lojas de equipamento.
Compreender as primeiras proibições do skate e a forma como o esporte moderno surgiu – através de piscinas abandonas e a invasão do subúrbio em um esporte, até então, dominado pela classe média californiana – é fundamental para entender o que aconteceu no Brasil anos mais tarde.

Estado de São Paulo – Brasil
Foi quando a Califórnia já vivia a invasão das piscinas e dos Z Boys que o skate downhill chegou às ladeiras de São Paulo.

Em 1974, os skatistas começaram a procurar ladeiras com um bom asfalto. Foi assim que chegaram à Rua Queiroz Guimarães, que tinha o apelido de “tapetão”entre os praticantes do esporte. [...] Mas logo começaram a ocorrer acidentes, tombos com graves conseqüências e a aglomeração de muitos jovens num mesmo local. Esses fatos contribuição para provocar as primeiras das muitas coibições que esta atividade ainda teria em sua história. Após ter “feito a cabeça” de muitos jovens, o skate foi proibido na cidade em 1975.[4]

A razão para a proibição resultava de um crescimento desordenado do esporte no Brasil. Influenciados pelo que acontecia nos Estados Unidos, centenas de jovens se aglomeravam nas ladeiras do bairro do Morumbi. As condições brasileiras, no entanto, eram similares ao skate dos anos 60 americanos. Equipamentos, rodinhas, shapes e, até mesmo, as manobras eram extremamente primárias e sem segurança.
Somando isso às ladeiras paulistas, as conseqüências eram alarmantes. “Deu muito acidente, morreu gente, o skate era muito pequeno,”[5] explica Bruno Brown, um dos skatistas daquela época.
A primeira proibição do skate na cidade de São Paulo talvez tenha sido a mais coerente, devido aos graves acidentes e à falta de segurança no amadorismo do esporte no Brasil. Ele foi, porém, também a mais violenta contra os jovens praticantes.
Os skatistas eram constantemente abordados e ameaçados por policiais armados com armas engatilhadas, fossem eles homens, mulheres ou crianças. Foi o jornalista Luiz Carlos Azevedo, da revista Manchete, que descreveu as ameaças sofridas pelos praticantes do skate.
A denominação do skate como o “esporte assassino[6]” – como descrevia a manchete do jornal Estado de São Paulo, em 1975 – assustava, mas foi graças às proibições de 75 que foram criadas as ruas do lazer, espaços fechados para a prática esportiva nos finais de semana. Rapidamente, as ruas do lazer viraram as ruas do skate.
Ainda engatinhando no esporte e tendo que lidar com as proibições, os skatistas viram nascer em 1977 a Wave Par, uma pista construída no bairro de Santo Amaro, que trouxe mais do que um local para a pratica do skate; trouxe, também, uma popularidade maior ao esporte, já que os acidentes diminuíram no mesmo progresso que a organização chegava ao skate brasileiro.
Se nos anos 70, porém, o skate herdava os movimentos e cultura do surfe californiano – inclusive a parte ruim disso, como, por exemplo, a fama de maconheiros e arruaceiros[7] –, no inicio dos anos 80 chega ao Brasil a transição do downhill para as ruas.
A modalidade street, no entanto, não muda apenas a forma de se andar de skate. Há uma reformulação, também, na subcultura das quatro rodinhas. Influenciadoa pelo punk, calças rasgadas e descoloridas, camiseta de banda e braceletes dominavam o visual dos skatistas de todo mundo.
Em cima do shape, os praticantes se afastavam cada vez mais das manobras slides – herdadas do surfe – e das ruas fechadas para chegarem às manobras que interagiam com os obstáculos encontrados em qualquer lugar da cidade, fossem corrimões, escadas, bancos, guias ou paredes.
Depois de algum tempo, o visual agressivo, o comportamento rebelde e a utilização do urbanismo de maneira pouco usual começaram a incomodar os transeuntes e a população da capital paulista. É assim, então, que o skate brasileiro sofre seu segundo período de proibição.

A segunda proibição – Jânio Quadros 1988
Em 1988 o Parque do Ibirapuera – na capital paulista – vivia uma guerra entre as famílias que frequentavam o local e os skatistas que, ainda, descobriam a utilidade daqueles obstáculos urbanos e asfalto liso do parque.
Entre os próprios skatistas também havia uma guerra ocorrendo, entre diferentes grupos oriundos de diversos lugares da cidade e com diferentes backgrounds. Havia os filhinhos de papai, os largados do ABC – que tinham um pista quebrada e se moldavam a ela inclusive em comportamento – e aqueles que seguiam o visual e comportamento punk da época.
Insatisfeito com as reclamações contra os skatistas e as aventuras dos praticantes no espaço urbano, o então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, proibiu a prática do skate no Parque Ibirapuera.
Pela primeira vez, skatistas de todos os backgrounds se uniam em uma causa maior: uma manifestação contra a proibição, que seguia desde o centro da cidade até o Parque. A revista Overall – principal publicação especializada da época – lançou o jargão “Skate não é crime” e skatistas de todas as idades gritavam pela cidade: Queremos o Ibira[8].
O jornal Folha de São Paulo fazia uma grande cobertura dos fatos e chegou ao Ibirapuera antes mesmo dos manifestantes. Ao tomar conhecimento da situação que se aproximava através dos repórteres do jornal, o governo fechou as portas do parque antes mesmo que o grupo chegasse lá.
No filme Vida Sobre Rodas, Márcio Tanabe conta que “quando a gente chegou lá, já estava tudo fechado. Foi quando, então, o Jânio falou: Proíbo o skate não só no Parque Ibirapuera, mas em toda São Paulo.”[9]
Foi apenas com a eleição da prefeita Luiz Erundina, em 1989, que a prática do skate foi legalizada novamente em São Paulo. Com a eleição do presidente Fernando Collor em 1990, no entanto, a legalização do esporte na capital paulista era o que menos preocupava os praticantes da época.

Noruega, Collor, migração, rampas particulares e o sucesso da geração 1980
Não era apenas no Brasil e nos Estados Unidos que o skate enfrentava proibições. Na Noruega, entre 1978 e 1989, o esporte também passava por coibições. Nesse período era proibida a posse e, até mesmo, a venda das pranchas.
A justificativa na Noruega era a mesma que chegou ao Brasil na primeira e na segunda lei proibitiva: o elevado número de ferimentos e acidentes. No entanto, no país escandinavo – assim como no Brasil – os praticantes do skate buscavam alternativas, com rampas construídas nas florestas ou outras áreas isoladas.
Tal migração para as rampas fechadas e particulares foi a mesma reação que se vê no Brasil. O “street estava morto” e os praticantes não tinham mais onde praticar o esporte. A proibição em São Paulo já havia sido revogada, mas uma crise econômica atingia o país depois do então presidente Collor congelar as poupanças da população e, consequentemente, quebrar muitas industrias de um esporte que ainda engatinhava no Brasil.
 Nesse período, as pistas espalhadas por São Paulo – como a de São Bernardo do Campo – mudaram a cara do skate brasileiro, que saia das ruas para ser praticado em bowls e rampas verticais. Essa migração foi, sem dúvida,  a primeira mudança necessária para o desenvolvimento do skate brasileiro atual.
Foi, então, que os pais de muitos meninos fizeram o possível e o impossível para agradar os filhos e os incentivaram a continuar no esporte. Um grande exemplo disso foi o “Seu Nelson”, pai de Cristiano Mateus.[10] Cristiano pediu uma pista de skate de aniversário e “Seu Nelson” construiu, então, a Ultra [nome da loja de pisos e acabamentos da família] em um galpão da empresa.
A Ultra foi, nos meados dos anos 80, o principal local para a prática do skate vertical na cidade de São Paulo – e assim continuou até a situação econômica do país piorar crescentemente e o galpão da Ultra precisar ser alugado e a pista desmontada – e ali nasceram o próprio Cristiano Mateus, Bob Burnquist [que dropou pela primeira vez na vida no galpão da Ultra], Lincoln Ueda e Sandro Dias [que vinha da, ainda, sobrevivente pista de São Bernardo].

Segundo mais popular
Os obstáculos para a prática do skate no Brasil, no entanto, não acaba com a “prefeita que ama o skate”. Mesmo depois da liberação do esporte no Brasil em 1990, o esporte continuou a enfrentar preconceitos e dificuldades para se estabelecer como modalidade esportiva.
Uma frase do multi-campeão Bob Burnquist, no entanto, descreve bem a maneira como o skate superou e tirou proveito de cada um desses obstáculos que lhe foi colocado. “Acho que, no final, só temos a agradecer ao Jânio Quadros”.[11]
Foram necessárias duas proibições e poupanças congeladas para que o skate do Brasil se tornasse profissional como ele é hoje. A imigração dos atletas brasileiros para os Estados Unidos durante a crise econômica brasileira na Era Collor provou o que cada um desses atletas é capaz. Esta criada uma identidade do skate brasileiros, totalmente profissional e vencedora.
É muito legal ver que eles tem algo que os identificam como brasileiros quando eles andam em cima do skate,[12]” conclui Tony Hawk, considerado um dos mais relevantes skatistas do mundo.
Essa identidade continua a crescer nas ruas de diversas cidades do país. Um longo caminho foi percorrido desde as mortes na Rua Queiroz Guimarães até os primeiros skatistas profissionais de carteira assinada – os atletas da Freeday, em 2008 – mas foi um caminho que levou o skate ao posto de segundo esporte mais praticado no Brasil.

REFERÊNCIAS
BOLOTA, Fábio. Anos 80. In BRITTO, E. (org.). A Onda é Dura: 3 Décadas de Skate no Brasil. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

BRANDÃO, Leonardo. Corpos deslizantes, corpos desviantes: a prática do skate e suas representações no espaço urbano (1972-1989). 2007. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

BRANDÃO, Leonardo. Rodinhas duradouras. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 54, março de 2010.

BRITO, Eduardo. Onda Dura. São Paulo: Parada Inglesa, 2000.

FERNANDES, Adriana. A História do Skate. Disponível em: http://360graus.terra.com.br/skate/default.asp?did=2080&action=historia

SEVERSON, John. Editorial. The Quartely Skateboarder. V. 1, N. 1, 1964.

Filmes
VIDA Sobre Rodas. Distribuidora Buena Vista International. São Paulo: 2010.
DOGTOWN and Z-Boys. Produção Agi Orsi. EUA: Agi Orsk Productions, Vans Off The Wall distribuidoras, 2001.

Sites
http://www.skatesolidario.org.br/


[1]  Pós graduanda do Curso Especialização em Jornalismo Esportivo na FAAP-SP, email: rachelbelo@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
oavisodeDeus.blogspot.com2  Mais de 300 postagens para edificação espiritual. NAVEGUE.

arrebatamento1.blogspot.com  Evento ímpar para os que estão apercebidos. A porta já está se fechando.

www.Biblias.com.br   Bíblia on-line ACF - Almeida Corrigida Fiel. Esta Bíblia é fielmente preservada pelo SENHOR.  Navegue e confira.

solascriptura-ACF.blogspot.com Defesa da Bíblia preservada pelo Santo de Israel. Veja se a sua Bíblia é corrompida neste blog. PESQUISE.

Contacto: pr.mauriciocerqueira@gmail.com